A origem da Yakuza é incerta. Alguns dizem que são descendentes dos 'kabuki-mono', causa do século 17, que usavam roupas e cortes de cabelo esquisitos e falavam um elaborado dialeto de gírias. Durante a era Tokugawa - uma época de paz em todo o Japão -, onde os samurais já não eram necessários, os 'kabuki-mono', para sobreviver, voltaram todas as suas atividades para o roubo das pequenas comunidades.
Os membros atuais da Yakuza, no entanto, ignoram essa teoria, dizendo que são, na verdade, descendentes dos 'machi-yokko' - um misterioso grupo que defendia a população e os pobres.
Atualmente, no entanto, os membros da Yakuza se consideram, acima de tudo, vítimas de uma sociedade cruel e sem opções que acabam, por fim, recorrendo ao crime e à violência. A própria palavra 'yakuza' deriva do nome de uma péssima jogada no jogo de cartas oriental denominado 'Hana Fuda'.
Após a segunda guerra mundial - quando o Japão foi ferozmente subjugado -, a quantidade de membros da Yakuza aumentou imensamente. Eram mais de 180 mil criminosos (superando a quantidade de soldados do próprio exército japonês, na época), e divididos em mais de cinco mil gangues - todas sob os comandos do poderoso-chefão Yoshio Kodama. Yoshio possuía um extenso número de aliados - dentro da política, do crime e da guerra. Em 1945, sua fortuna era avaliada em U$175 milhões - o que, na época, valia muito mais do que hoje em dia.
Com o passar dos anos, e o surgimento de uma melhor qualidade de vida no Japão - além da enorme prosperidade da Educação japonesa de seus jovens -, o poder da Yakuza diminuiu. Hoje em dia existem aproximadamente cem mil 'yakuzas' - um número que, no entanto, supera, com folga, o da Máfia Italiana em todo o mundo.
É impossível delimitar o real poder da máfia japonesa. Acredita-se que eles estejam firmemente enraizados em muitas áreas de atuação, além do crime, como a política extremista e as grandes corporações comerciais. A 'Yakuza' é tão poderosa que, por vezes, nem mesmo a própria polícia japonesa é capaz de interferir em suas ações - clubes e locais de encontro de seus membros às vezes são claramente reconhecidos pelas cidades - mas ninguém ousa chegar perto.
Na próxima parte da matéria, saiba como é o estilo de vida e a aparência dos membros da Yakuza!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário