A Lei da Máfia
O valor mais importante do mafioso é a honra. Você tem que confiar no seu guarda-costas, como dizia Al Capone. A regra da Máfia é sempre ficar quieto, e nunca trair seus companheiros. Os que traíram, os famosos "infames" tiveram tristes fins. Todo o mafioso obedece a "OMERTÀ", a famosa lei do silêncio nos confrontos com a justiça. Don Vito Genovese, uma vez disse "Um homem de honra é aquele que vive segundo as regras e, se for necessário, morre por elas".
O verdadeiro homem de honra é aquele que nunca quebras as regras. A Cosa Nostra nasceu e cresceu sob esse ideal, manteve-se viva nesses 300 anos pela honra.
Ser leal aos seus companheiros e obedecer as regras, é o mais importante dentro da Máfia.
Aqui temos um texto, extraído de "A Cozinha da Máfia", onde podemos ver como funcionava a omertà:
"Por que será que as testemunhas se transformam em semi-imbecis diante da corte? Por que se fazem, também, de surdas? Por que dão respostas imprecisas? É por que respeitam l'omertà.
Eis um exemplo: numa populosa rua do Brooklyn, às duas horas da tarde, acontece um tiroteio entre mais ou menos dez pessoas e são disparados não menos que duzentos tiros. Cinco cadáveres estão sobre a calçada. A polícia chega e reúne as testemunhas para interrogá-las.
Polícia- Digam o que vocês sabem sobre o tiroteio
Testemunha- Como? Vocês disseram tiroteio? Onde foi?
Polícia- Eh! Fiquem atentos! Vocês não podem dizer que não ouviram nada. Foram disparados, no mínimo, duzentos tiros. Bem debaixo de seus narizes.
Testemunha- Ah! Vocês estão falando daquele barulho? Vejam, eu pensei que fosse fogos de artifício, ou algo parecido.
Polícia- Algo parecido tem ligação com armas de fogo, não?
Testemunha (espantada)- Armas?!
Polícia Cinco pessoas morreram no tiroteio
Testemunha- (indignada): Assim, sem aviso prévio?!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário